Moradores da Rua José Trindade Bento, no Bairro Santa Cruz, temem ser atingidos por desabamento

Por Rádio Cidade

03/03/2020 às 16:39

A temporada prolongada de chuva em 2020 com queda de volumes significativos em poucas horas faz estragos e vítimas no Rio de Janeiro e São Paulo nestes dias. O estado continua sendo de alerta, pois os serviços de meteorologia esperam mais chuva nas próximas horas em várias cidades do Sudeste.

Caratinga está entre os municípios em alerta amarelo. Isso significa que pode chover entre 20mm e 30mm por hora ou até 50mm no dia. Há risco de ventos intensos, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e desmoronamentos.

Desde as fortes chuvas de janeiro, a Defesa Civil de Caratinga vem atendendo maior número de chamados para inspeções. Segundo o órgão, há 132 áreas de risco só na zona urbana e a rua José Trindade Bento, no bairro Santa Cruz, é uma delas. Em um trecho da rua, vários moradores estão sem dormir direito desde o último domingo (1ª).  Eles temem que casas da rua acima desçam sobre as deles.

Alessandro da Rocha Gonzaga conta o drama das famílias.

Todos estão em vigília.

A moradora Raquel Maria Ferreira confirma que receberam orientação da Defesa Civil para deixarem o local, mas, infelizmente, a maioria não tem para onde ir.

Maria de Fátima mora exatamente embaixo de uma das casas ameaçadas.

Adilson da Rocha Gonzaga é outro morador da rua José Trindade Bento que está na mesma situação.

O que diz a prefeitura
Entramos em contato com a prefeitura para saber exatamente qual foi a avaliação da Defesa Civil e o que mais pode ser feito por estas pessoas. Segundo informado, uma nova vistoria deverá ser feita nesta quarta-feira, quando funcionários da Defesa Civil terão mais uma oportunidade de conversar com os moradores. A vistoria anterior, conforme a prefeitura, identificou risco de desabamento de uma casa na rua João Tiola, mas ela não atingiria residências abaixo, pois no local há apenas barranco. Depois da vistoria de amanhã, novas informações serão passadas à Rádio Cidade.

 

Alerta Amarelo

Além de Caratinga, há várias outras cidades mineiras em alerta amarelo para risco de alagamento e desabamentos. As mais próximas nesta condição são: Inhapim, Imbé de Minas, Dom Cavati, Ipanema, Manhuaçu, Matipó, Rio Casca, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Sebastião do Anta, Vargem Alegre e Vermelho Novo.