Autoridades de saúde de Caratinga lançam plano de prevenção e possível contenção do coronavírus. Rede de profissionais de diversas áreas está sendo montada e informada sobre protocolo de ações

Por Rádio Cidade

04/03/2020 às 17:40

Apesar de não ter nenhum caso confirmado de coronavírus no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga está tomando algumas medidas para prevenir o contágio ou a proliferação do vírus. A equipe de saúde definiu critérios para identificar casos suspeitos, de monitoramento e atendimento.

A Secretária de Saúde Jaqueline Marli disse que o caso suspeito investigado e descartado em Caratinga serviu de alerta para a necessidade de adoção dessas medidas.

Jaqueline informou que foi criada uma equipe de emergência com médicos e enfermeiros para atender casos suspeitos que por ventura surjam. Uma cartilha do Ministério da Saúde que tira dúvidas quanto à doença será distribuída. Além disso, a população poderá se informar e entrar em contato com esta equipe através do site da prefeitura.

Outra iniciativa é a formação de uma rede sentinela que reúne profissionais das unidades de saúde e de escolas, bombeiros e polícia. Todos serão orientados quanto as medidas a serem tomadas. Pessoas que pretendem viajar para o exterior também serão monitoradas.

A médica da família Letícia Silva Morais foi quem traçou os protocolos a serem seguidos para prevenção e contenção do novo coronavírus no município de Caratinga. Ela explicou como o caso suspeito, citado pela Secretária de Saúde, foi investigado.

A médica falou sobre os principais sintomas do contágio pelo novo coronavírus e explicou em que circunstância o paciente deve suspeitar da doença.

Segundo os profissionais de saúde, o uso da máscara só é recomendado para o paciente que está doente e para os profissionais de saúde.

Uma infectologista de Coronel Fabriciano, com experiência nos casos suspeitos de coronavírus no Vale do Aço, estará na próxima segunda-feira, dia 9, em Caratinga, para uma capacitação dos profissionais de saúde. A palestra e debate está marcada para as 19h, no auditório do UNEC, na avenida Moacyr de Mattos. Todos os profissionais de saúde de Caratinga e das cidades da microrregião podem participar.