Queda de barreira interdita estrada que dá acesso à avenida Universitária no Córrego da Matinha

Por Rádio Cidade

05/03/2020 às 17:35

A queda de uma barreira no trecho que liga a estrada para Dom Modesto à avenida Universitária, em Caratinga, está comprometendo o trânsito. A terra que caiu na estrada que passa pelo Córrego dos Bertoldos, também conhecido como “Córrego da Matinha”, ocupa quase toda a pista. Só moto consegue passar.  O vereador Mauro Nascimento, que mora na localidade, dá mais informações sobre a situação neste momento e a perspectiva de desobstrução do trecho.

A prefeitura confirmou, através de sua assessoria de comunicação, que o volume de terra é grande e será preciso programar a retirada. Ainda segundo a prefeitura, a secretaria de Obras desobstruiu a estrada três vezes, recentemente, mas o barranco continuou cedendo.

Cadê o asfalto?

O problema de hoje levanta uma questão antiga. Por que a estrada ainda não foi asfaltada? Em 2015, foi assinada ordem de serviço para início das obras com orçamento estimado em mais de R$ 2 milhões. O término estava previsto para 2016.

A atual administração municipal alega que, no início de 2017, solicitou a liberação dos recursos para dar continuidade à obra na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais. Na ocasião, o município foi informado que havia pendências que impediam a liberação da 2ª parcela. A Secretaria de Obras Públicas teria informado que foram detectadas divergências nas datas da licitação de 2014. Também haveria incoerências nos boletins de medição e planilha licitada.

Ao tentar levantar as informações para responder a Secretaria Estadual de Obras Públicas, a atual gestão não encontrou os documentos necessários nos arquivos. A partir daí, o município notificou a empresa executora da obra para que se posicionasse. Como não houve manifestação, foi instaurado processo administrativo e ajuizada ação. O processo está em andamento.