Primeiro paciente com Covid-19 de Minas mora em Divinópolis. UPA de Caratinga, porta de entrada da microrregião, diz estar preparada para casos suspeitos

Por Rádio Cidade

09/03/2020 às 16:36

Minas Gerais tem o primeiro caso confirmado de coronavírus. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesse domingo (8), em Brasília. Com essa atualização, passa para 25 o número de casos do Covid-19 no Brasil.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, trata-se de uma mulher que mora em Divinópolis.       

Na sexta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde notificou 140 casos da doença. Desses, 17 foram descartados e 123 estavam sob investigação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 25 casos do novo coronavírus. Três novos pacientes foram contabilizados pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas. São Paulo também apresentou mais três casos.

Caratinga ainda não tem caso suspeito ou confirmado da Covid-19, mas já está definindo um plano de ação. A Secretaria Municipal de Saúde montou uma equipe de emergência com médicos e enfermeiros. Profissionais das unidades de saúde e de escolas, bombeiros e polícia também integram uma rede sentinela que está atenta a qualquer indício de que a doença chegou ao município.

A UPA de Caratinga é porta de entrada do SUS para pacientes de urgência e emergência de toda a microrregião. Segundo a diretora da UPA, Vânia Franco, a unidade está preparada para atender pacientes suspeitos.

 

Vânia Franco aproveitou para tranquilizar a população quanto à qualidade dos serviços da UPA. Ela afirma que, além da estrutura física e equipamentos oferecidos, os profissionais estão comprometidos com atendimento dos pacientes.

Uma infectologista de Coronel Fabriciano, com experiência nos casos suspeitos de coronavírus no Vale do Aço, estará na noite de hoje (09) em Caratinga para capacitar profissionais de saúde. A palestra e debate está marcada para as 19h, no auditório do UNEC, na avenida Moacyr de Mattos. Todos os profissionais de saúde de Caratinga e das cidades da microrregião podem participar.