Paciente em quarentena deixa residencia em Ipatinga e descobre, já em Caratinga, que está infectado pelo novo coronavírus

Por Rádio Cidade

29/04/2020 às 15:16

Caratinga ainda não tem caso confirmado de Covid-19, mas uma pessoa infectada pelo novo coronavírus esteve, comprovadamente, no município. Imagens da equipe da secretaria de Saúde de Caratinga e da Polícia Militar, chegando ao endereço com equipamentos de proteção individual, deixaram a população alarmada nesta segunda-feira (28).

Um rapaz de Ipatinga deixou o Vale do Aço depois de ter procurado atendimento médico no Hospital Márcio Cunha com sintomas de Covid e, após avaliação médica, assinou um termo se comprometendo a permanecer em isolamento domiciliar. Ao contrário do que foi orientado, pegou seu carro particular e veio para Caratinga.

Nos últimos cinco dias, o paciente esteve na casa da namorada, na rua Quintino Bocaiúva, no bairro Anápolis, enquanto ainda não sabia do resultado do teste, confirmado para Covid nessa segunda-feira.

Em meio ao compartilhamento de mensagens, fotos e vídeo nas redes sociais, a secretária de Saúde Jaqueline Marli dos Santos confirmou as informações iniciais e falou dos protocolos adotados. Segundo ela, a namorada do rapaz é agente comunitária de saúde da prefeitura e ficou desesperada quando soube do resultado positivo do namorado.

O paciente que se descobriu positivo para o novo coronavírus esteve quatro dias em Caratinga na semana retrasada e depois retornou completando o sexto dia hoje no município. A secretária de Saúde disse que ele volta agora para Ipatinga e fica sob monitoramento da equipe de saúde de sua cidade de origem.

A namorada dele foi testada hoje, mas novo teste rápido será repetido na próxima sexta-feira.

Apesar de não ter apresentado sintomas, a prefeitura optou por interná-la para garantir a integridade física dela, já que estaria recebendo ameaças.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e o cidadão se comprometeu a comparecer no Juizado Especial Criminal.

As pessoas que tiveram contato com o casal estão sendo identificadas. Se alguém tiver tido contado com eles e, principalmente, com o rapaz, deve procurar a secretaria.

A Secretária de Saúde de Caratinga disse que, apesar deste episódio, não há orientação diferente da já divulgada para funcionamento do comércio.

Se você conhece alguém que tenha chegado a Caratinga de alguma cidade com casos confirmados de Covid-19 ou alguém que esteja doente, ligue para a central de monitoramento da Secretaria de Saúde. O serviço foi criado exclusivamente para atender situações da pandemia. O atendimento é feito de domingo a domingo, de 7h às 22h. O número é 3329-8032 ou 3329-80…