Levantamento de infestação por Aedes aegypti mantém médio risco para surto em Caratinga, apesar da Secretaria de Estado apontar risco maior

Por Rádio Cidade

28/05/2020 às 13:18

Neste ano de 2020, Minas Gerais registrou mais de 71 mil casos suspeitos e confirmados de dengue. Seis óbitos foram confirmados em diferentes cidades mineiras e 34 óbitos são investigados. A febre chikungunya fez, oficialmente, 1.463 vítimas neste ano, com um óbito confirmado na cidade de Campo Belo. A zika pode ter infectado 347 pessoas, sendo 38 em gestantes. Os dados são do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde que também apontou o nível de incidência de dengue nos municípios.

Segundo o Governo de Minas, Caratinga, Córrego Novo, Entre Folhas, Ipanema, Pingo D’Água, Raul Soares, Ubaporanga e Vargem Alegre têm incidência muito alta de dengue, conforme as notificações de janeiro a 25 de maio deste ano.

 

 

Há exatamente um mês, no dia 27 de abril, o diretor do departamento de Epidemiologia de Caratinga, José Carlos Damasceno, afirmou que não havia motivo para alarme devido aos casos de dengue registrados, considerando, até, a subnotificação. Segundo ele, historicamente, os casos diminuem a partir de maio.

Nesta quinta-feira (28) a Vigilância em Saúde divulgou boletim atualizado da incidência de dengue e de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, em Caratinga. Pelo levantamento, foram notificados, neste ano, 548 casos prováveis de dengue. O gráfico de transmissão de arborviroses também aponta queda acentuada do número de registros na última semana, comparando com o que foi verificado há três semanas.

 

 

De janeiro a maio, período considerado de alta transmissão, o índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é de 3,3% (médio risco de surto ou alerta). Este índice obtido em maio é o mesmo de janeiro.

 

 

Porém, quando verificamos a infestação localizada em bairros, duas regiões da cidade tem índice de 4,4% e 4,3%. Isso significa que, nestes locais, o risco de surto é alto.  São eles:

ESTRATO III (4,4% de infestação): Niterói, Vila Machado, Morada do Lago, Moacir Maria, Salatiel, Esplanada, Morro do Escorpião, Centro, Belvedere, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.

ESTRATO IV (4,3% de infestação): – Monte Verde, Cooperativa, Limoeiro, Morro Caratinga, Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista e São José.

 

A Vigilância em Saúde ainda não explicou por que o Estado aponta risco muito alto de surto no município, se o índice apurado localmente demonstra infestação inferior.

 

Outros municípios

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde registra, ainda, que os municípios de Bom Jesus do Galho e Santa Bárbara do Leste têm alta incidência de dengue. Inhapim, Piedade de Caratinga e Pocrane, média incidência. Imbé de Minas, Santa Rita de Minas e São Domingos das Dores apresentam baixa incidência.