Golpes aplicados em famílias de pacientes internados em unidades hospitalares crescem na pandemia

Por Rádio Cidade

18/06/2020 às 10:38

O número de golpes nas portas e até mesmo dentro das agências bancárias cresceu desde que os brasileiros começaram a ter acesso ao auxílio emergencial. Segundo a Polícia Militar, a maioria das vítimas é constituída de mulheres com idade mais avançada.  Os golpistas conseguem ter acesso à senha e informações pessoais do beneficiário para sacar o dinheiro ou pagar contas por meio digital. Quando o beneficiário vai sacar o dinheiro, ele já foi retirado. Outro golpe bem comum é oferecer ajuda no caixa eletrônico para obter as informações que irão permitir acesso à conta.

Ainda de acordo com a polícia, apesar das ocorrências terem aumentado recentemente, muitas pessoas são lesadas e não denunciam. Entre as orientações, é recomendado nunca aceitar ajuda de quem não seja funcionário do banco, devidamente identificado; nunca guardar o cartão junto com anotação da senha; ao terminar de acessar a conta em terminais e computadores de uso comum, conferir, antes de sair do local, se a operação foi finalizada para que os dados não fiquem à disposição de outro usuário.

Se notar a presença de pessoas em atitude suspeita no interior dos bancos, ou que insista em oferecer ajuda, acione a Polícia Militar imediatamente através do telefone 190.

Hospital CASU

Nesta semana o Hospital CASU – Irmã Denise emitiu a seguinte nota:

O chamado “Golpe do Hospital” está sendo praticado em Minas Gerais, e consiste em criminosos que se passam por funcionários de hospitais ou secretários de médicos em ligações para familiares de pacientes com Covid-19 internados, pedindo depósitos ou transferências em dinheiro.

Informamos que esta é uma prática criminosa, e em hipótese alguma um familiar de paciente internado no Casu – Hospital Irmã Denise, será contactado pela equipe para solicitações deste gênero.

Mesmo em meio a um momento tão delicado que todos estão passando durante a pandemia, ainda há pessoas que querem se aproveitar da situação.

Fique atento e denuncie caso aconteça!