Aumenta a inadimplência no pagamento do IPVA 2020 e arrecadação cai na região de Caratinga

Por Rádio Cidade

26/06/2020 às 15:36

A Administração Fazendária de Caratinga fez um balanço da arrecadação do IPVA 2020 até 31 de maio, em Caratinga e região. O IPVA é um imposto anual obrigatório. Ele é calculado com base de 1% a 3% sobre o valor do veículo. A região de Caratinga tem hoje uma frota com mais de 30 mil veículos emplacados.

O Chefe da Agência Fazendária de Caratinga e Inhapim Sidnei Lopes apresentou os números de arrecadação desse período no município e região.

De acordo com Sidnei, o balanço mostrou um aumento considerável no índice de inadimplência sobre a falta de pagamento do imposto.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Fazenda está com o atendimento presencial suspenso, mas quem ainda precisa pagar a IPVA pode emitir a guia através do site da Fazenda.

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos na legislação sujeita o contribuinte à incidência de multa, calculada sobre o valor atualizado do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia do vencimento ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora por mês.

O pagamento do imposto em dia além de evitar a incidência de multa e juros pelo atraso proporciona ao contribuinte o benefício do programa “Bom Pagador”, que é um desconto automático de 3% sobre o valor do IPVA, caso a adimplência seja mantida por dois anos consecutivos.