Saiba como funciona o fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de contaminação por Covid-19 em Caratinga

Por Rádio Cidade

14/07/2020 às 10:16

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga atualizou o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos de contaminação por Covid-19.
 
As pessoas que suspeitarem de contaminação pelo novo coronavírus devem procurar os seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Casa de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nos horários em que os demais equipamentos não estiverem funcionando.
 
As UBS´s funcionam das 13h às 17h EXCLUSIVAMENTE PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL DE CASOS SUSPEITOS OU POSITIVOS DE COVID-19. Os pacientes também podem solicitar informações via telefone, ligando para a unidade onde está cadastrado.
 
A Policlínica funciona de 7h às 17h para atendimento presencial ou pelo telefone 3329-8032. Após as 17h e o fechamento das unidades de saúde, as pessoas que demandarem algum tipo de atendimento têm duas opções:
 
1. Ambulatório do PSF do Bairro Santa Cruz, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, ou pelo telefone 3329-8014
 
2. UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA), que funciona 24h, sete dias por semana.
 
Depois de ser atendido em um desses locais, o paciente, se notificado como caso suspeito e sintomático, é informado sobre a opção de tratamento precoce. O protocolo de tratamento foi atualizado pelo município no dia 2 de julho, após orientação do Ministério da Saúde. Se optar por esta conduta, ele recebe a prescrição dos medicamentos.
 
Após a notificação, a Central de Monitoramento encaminha o paciente para quarentena e passa a acompanhar o paciente e seus contatos via telefone em intervalos de até 48 horas. Após oito dias do início dos sintomas é realizado o teste, conforme protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.
 
Quando o resultado do teste é negativo, mas o paciente permanece sintomático, é recomendada uma reavaliação médica.
 
Já nos casos positivos, o monitoramento é feito diariamente pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde através de consultas telefônicas. Caso o paciente não more em área coberta por um PSF, o acompanhamento é feito pela Policlínica, também através de ligações. Quando o paciente apresenta piora dos sintomas, é agendada uma consulta médica presencial.
 
Em caso de internação, a gestão dos leitos é feita pelo Governo do Estado através do Sistema SUS Fácil. A demanda é lançada no sistema que busca a vaga, levando em conta a necessidade do paciente e a proximidade do domicílio. Na maioria dos casos os pacientes de Caratinga e região são encaminhados para o CASU – Hospital Irmã Denise, que é referência na microrregião para tratamento da doença. Vale ressaltar que, nos casos de internação, o paciente é encaminhado primeiramente para a Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e, em seguida, para o CASU.
 
Após o cumprimento da quarentena, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde para que seja feito o documento de alta, que, posteriormente, é apresentado para o Departamento de Vigilância em Saúde.