Policiais civis de Caratinga manifestam contra reformas do Governo do Estado

Por Rádio Cidade

15/07/2020 às 16:51

Servidores da segurança pública, como policiais civis e penais de Caratinga, fizeram manifestações na manhã desta quarta-feira (15) em várias regiões do Estado. A categoria é contra a Reforma da Previdência Estadual proposta pelo governador Romeu Zema.

O projeto de reforma, a PEC55/2020, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e deve ser votado em agosto. Até lá, as alterações nas respectivas leis devem ser aprovadas por estados e municípios até 31 de julho.

O polícia civil da delegacia regional de Polícia Civil de Caratinga Clemilson Calais explica que, entre os itens que o grupo contesta, estão propostas de aumento das alíquotas de desconto dos funcionários públicos ao regime de previdência do Estado, que pode chegar a 19%. Além disso, direitos como tempo de aposentadorias e quinquênios também serão revistos.

Em nota, o Governo do Estado informou que a reforma da previdência apresentada segue um movimento mundial que busca garantir sustentabilidade às aposentadorias. Ainda de acordo com o governo, as mudanças não afetam os benefícios já usufruídos pelos servidores e respeitam o direito adquirido, assim como o abono permanência.

O Governo de Minas também enviou a proposta à assembleia.