Serviço funerário de Manhuaçu pede apoio à Vigilância em Saúde ao família exigir que urna de falecido suspeito de Covid-19 fosse aberta

Por Rádio Cidade

23/07/2020 às 12:07

Uma família de Manhuaçu exigiu que o serviço funerário abrisse a urna no momento do sepultamento de um paciente que morreu com suspeita de Covid-19. O serviço Em Vida precisou do apoio da Vigilância em Saúde do município, que enviou uma equipe para conversar com os parentes do falecido.

A filha do senhor que faleceu gravou um vídeo na porta do cemitério mostrando um exame que estaria negativo para Covid-19 e se queixava do atestado de óbito que registra caso suspeito de coronavírus. Por esta razão, não pode velar e abrir o caixão do pai. 

Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, o exame apresentado pela filha é um teste rápido que, realmente, havia dado negativo. Porém, o paciente apresentou sintomas de Covid-19 e, até o sepultamento, o laboratório ainda não tinha divulgado o resultado do exame RT-PCR, mais específico para a doença.

Como vem sendo amplamente divulgado, velórios e funerais de casos confirmados ou SUSPEITOS de Covid-19 não são recomendados e a urna deve ser mantida fechada durante o funeral para evitar contato físico com o corpo.