Polícia Civil prende acusados de integrarem organização de roubo de carga de laticínios. Vereador de Ipanema está entre os suspeitos

Por Rádio Cidade

29/07/2020 às 15:28

A Polícia Civil cumpriu quatro mandados de prisão nesta quarta-feira (29), no âmbito da Operação Via-Láctea que investiga roubos de carga de queijo praticados contra empresas de Ipanema. Quatro investigados foram presos, entre eles o vereador de Ipanema, Alex José da Silva, de 45 anos. Segundo o delegado Alfredo Reis, Alex era o responsável por escolher a carga que seria roubada e repassar informações para o restante da organização criminosa.

No dia 25 de março deste ano, três indivíduos armados abordaram um caminhão da empresa de laticínios Delbom, na zona rural do município de Pocrane, carregado com 5.500 Kg de queijo muçarela. Os assaltantes renderam o motorista e o colocaram em outro veículo com os olhos vendados. Um dos bandidos assumiu a direção do caminhão e outros dois seguiram no automóvel junto com a vítima. O motorista ficou em poder dos indivíduos de 4h30 da madrugada até as 13h, quando foi liberado na zona rural de Caratinga, próximo ao município de Santana do Paraíso.

Outros dois roubos à cooperativa de Ipanema, com o mesmo modo de ação criminosa, já tinham acontecido, porém os crimes ocorreram na área de outras Comarcas, próximas à região metropolitana de Belo Horizonte. Por um longo período os investigados e seus colaboradores foram monitorados. Durante este tempo a polícia reuniu informações sobre como a organização criminosa atuava.

As investigações apontaram que as cargas roubadas estavam sendo comercializadas no Espírito Santo. Após contato com a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas daquele estado, no dia 15 de abril, parte da carga de muçarela foi localizada e vários receptadores foram presos em flagrante. No dia 21 de abril, um caminhão roubado no mês anterior foi encontrado pela Polícia Militar na zona rural de Martins Soares/MG, parcialmente desmontado.

A investigação será concluída nos próximos dias e o inquérito policial remetido à Justiça. Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional, onde ficarão à disposição do poder judiciário.