Área central de Caratinga concentra maior número de casos positivos da Covid-19, segundo perfil epidemiológico divulgado pela prefeitura

Por Rádio Cidade

11/08/2020 às 16:03

A Prefeitura de Caratinga divulgou o perfil epidemiológico da pandemia do novo coronavírus – informação disponibilizada pela Vigilância em Saúde a cada quinze dias. De acordo com o levantamento, o centro da cidade concentra o maior número de casos da doença, com 149 moradores que já testaram positivo. Em seguida aparece o bairro Santa Cruz, com 113 casos. Entre os distritos, Cordeiro de Minas, próximo a Ipatinga, está à frente no número de confirmações com 31 diagnósticos da infecção.

Curva
Analisando a curva epidemiológica de registro de casos positivos, a pandemia se acelerou no município entre os dias 22 e 28 de junho. O pico, até agora, foi observado nos últimos dias de junho e primeiros dias de julho, mantendo ritmo de registros até o final de julho. Somente na semana passada a curva apresentou uma queda relativa.

Óbitos
Entre os óbitos, 17 pacientes eram do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Além destes que constam no perfil, um homem morreu por causa da doença nesse sábado (08), elevando a notificação de casos do gênero masculino para 18. Dez pessoas tinham idade entre 30 e 59 anos. Outras 22 tinham mais de 60.

Letalidade
A taxa de letalidade de Caratinga está em 3,37%. Isso significa que, entre as pessoas infectadas, 3,37% morreram. Contudo, é importante destacar que a taxa é determinada a partir dos casos notificados e, como sabido, muitas pessoas passam pela infecção sem desenvolver sintomas ou com sintomas tão leves que nem são declarados. Desta forma, presumisse que a taxa real seja menor que a oficial.