Donos de academias de Caratinga se manifestam em frente ao fórum e à prefeitura pedindo autorização para reabrirem as portas

Por Rádio Cidade

25/08/2020 às 18:00

Mais de cem pessoas se reuniram na porta do fórum de Caratinga na tarde de hoje (25) para reivindicar a reabertura das academias. Proprietários de academias, funcionários, familiares e amigos compuseram o grupo que também falou em nome dos donos de bares e restaurantes. As academias permanecem fechadas após cerca de 150 dias, por força de liminar do Ministério Público. A prefeitura recorreu da decisão, mas a liminar foi mantida pelo Tribunal de Justiça.

Caratinga não faz parte do programa Minas Consciente, do Governo do Estado, por isso acabou se submetendo à ação, já que preferiu não aderir ao cronograma de reabertura das atividades econômicas proposto pelo governo de Minas. As regras independentes de flexibilização adotadas pelo prefeito Welington Moreira, no entendimento do promotor da Comarca de Caratinga, Jorge Cunha, colocavam a população sob risco maior de contágio pelo novo coronavírus. Sendo assim, solicitou a restrição do funcionamento de academias, bares e restaurantes.

Dayvid da Academia trabalha no setor há vários anos. Ele disse que várias famílias estão passando por dificuldade financeira.

Dayvid acredita que é possível retomar as atividades de forma segura.

Depois de ficarem na frente do fórum por alguns minutos, os manifestantes seguiram juntos por algumas ruas do centro da cidade até a porta da prefeitura, na travessa Cel. Ferreira Santos.

Durante o ato, um pequeno tumulto se formou quando um dos manifestantes teria sofrido ofensa racial. A briga foi rapidamente controlada.