Prefeitura de Caratinga vai aderir ao programa Minas Consciente. Academias deverão retomar atividades nos próximos dias

Por Rádio Cidade

31/08/2020 às 10:43

Na última quinta-feira (27), a Rádio Cidade divulgou nota do Ministério Público em resposta à manifestação recente dos donos de academias de Caratinga que reivindicam o direito de retomarem suas atividades. A nota destacou que, caso o município aderisse ao programa Minas Consciente, do Governo do Estado, seria possível autorizar a retomada das academias e maior flexibilização no funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes. Como o prefeito Welington Moreira optou por adotar as medidas de prevenção à Covid-19 de forma independente, o Ministério Público entendeu ser necessário solicitar uma liminar para restringir essas atividades. Devido à ação judicial, acatada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é que os donos de academias estão impedidos de trabalhar há mais de 150 dias.

Nesse fim de semana, a Prefeitura de Caratinga emitiu uma nota informando que irá aderir ao programa Minas Consciente e, por consequência, em alguns dias, as academias deverão ser liberadas.

 

 

Segundo a prefeitura, a adesão não foi feita antes, porque a classificação do município de Caratinga na “onda amarela”, que permite a reabertura das academias, só foi formalizada no dia 28 de agosto pelo Centro de Operações Especiais em Saúde (COES). Antes, o município se enquadrava na “onda vermelha” e naquela condição somente atividades essenciais poderiam ser mantidas – o que prejudicaria demasiadamente a economia local.