Unec e Doctum aguardam protocolo do estado e posicionamento da prefeitura para seguirem com a preparação para a retomada das aulas presenciais

Por Rádio Cidade

25/09/2020 às 17:44

As universidades e faculdades, públicas e particulares de Mina Gerais, estão autorizadas a receberem os alunos novamente nas salas de aula a partir do dia 5 de outubro. Mas muitas delas ainda não conseguirão retomar as aulas presenciais no início do mês por diferentes motivos.

Em Caratinga, como adiantamos no Jornal da 89 dessa quinta-feira (24), o Centro Universitário de Caratinga, Unec, e a Doctum aguardam um posicionamento da prefeitura. Apesar do Governo de Minas ter deliberado sobre o assunto, os municípios continuam tendo autonomia para autorizar ou não esta retomada.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou à Rádio Cidade que o Unec e a Doctum devem seguir as orientações do Governo do Estado, sinalizando que não irá interferir no processo. Contudo, o Unec já adiantou que as aulas presenciais não serão restabelecidas no dia 5, porque o protocolo do Comitê Extraordinário Covid-19, do Estado, ainda não foi publicado e o governo municipal não se manifestou. Diante destas duas indefinições, a instituição não tem as informações necessárias para organizar a volta neste curto espaço de tempo.

A Doctum tem posição semelhante. A diretora geral da unidade de Caratinga, Flávia Bastos, diz ser fundamental uma posição clara da prefeitura.

Ainda assim, Flávia adianta que desde a segunda semana da pandemia reuniu um grupo de profissionais para acompanhar a evolução dos fatos e, em agosto, criou um protocolo de biossegurança para nortear a forma de atuação dos profissionais da instituição e as condições de acolhimento dos estudantes dentro de suas unidades.

 

A diretora da Doctum explica que a instituição não perdeu o vínculo com os alunos durante a pandemia, mantendo contato desde março. Por isso, todos serão orientados sobre este momento de transição que se aproxima.

Os alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio que poderão voltar às aulas nas 218 cidades inseridas na Onda Verde do Minas Consciente terão a possibilidade de continuar estudando em casa. A Secretaria de Estado da Educação informou que eles não são obrigados a frequentarem a escola neste ano letivo. Assim também vai ser na Doctum, de acordo com Flávia Bastos. Os estudantes poderão seguir com os estudos de forma remota, se assim preferirem.

Ela considera que o calendário letivo não foi comprometido de forma significativa na Doctum, devido ao ritmo implementado nas aulas conectadas. Se preciso for, será oferecido reforço no próximo ano.

 

A Doctum tem unidades em outras cidades de Minas e também no Espírito Santo, onde as aulas já foram retomadas. A experiência nas cidades de Vitória e Guarapari servirá de modelo.

Os colaboradores da Doctum Caratinga retomaram o trabalho presencial no dia 17 de setembro. Antes de se deslocarem para a instituição, o funcionário entra em um aplicativo para responder algumas perguntas relacionadas à sua condição de saúde. Dependendo da resposta, ele permanece em casa para garantir a segurança de todos.