Ambulância do SAMU começa a atender chamados em Caratinga no dia 13 de outubro

Por Rádio Cidade

29/09/2020 às 17:36

O subsecretário de Estado de Saúde Marcílio Dias Magalhães esteve em Caratinga nesta terça-feira (29) para checar os últimos preparativos para o início da operação do SAMU Macro Leste. A primeira das três etapas previstas no projeto está sendo concluída. De acordo com o subsecretário, o SAMU estará pronto para receber chamadas dos moradores de Caratinga e de outros municípios inicialmente contemplados a partir de 13 de outubro.

O SAMU Macro Leste vai ser gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas, Consurge, tendo como objetivo final atender uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas, em 86 cidades dos vales do Aço e Rio Doce. A Central de Regulação está sediada em Governador Valadares.

Durante todo o mês de outubro serão feitos os ajustes necessários e, no início de novembro, a primeira etapa do SAMU será de fato concluída. O secretário executivo do consórcio, Narcélio Alves Costa, que também esteve em Caratinga nesta terça, disse que a estrutura da base de Caratinga vai cobrir cerca de 80% dos municípios da microrregião.

A ambulância de suporte básico mencionada por Narcélio Alves e que estará locada em Caratinga é equipada com rede de oxigênio, prancha longa de madeira, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

O subsecretário explicou o que será implementado nas duas etapas seguintes, previstas para serem executadas no prazo de um ano.

O subsecretário disse que boa parte do custeio do serviço será arcada pelo Governo de Minas. Um percentual será assumido pelo Ministério da Saúde com complementação dos municípios que compõem o consórcio.

A base do SAMU, em Caratinga, está sediada no Corpo de Bombeiros Militar, na avenida Tancredo Neves, e muitas pessoas podem perguntar quando deverão ser acionados os bombeiros e em que ocorrência deve ser chamado o SAMU. Narcélio Alves informou que o Consurge monitora o deslocamento das ambulâncias via satélite e esta tecnologia também vai servir ao monitoramento das viaturas dos bombeiros. Sendo assim, os dois serviços podem dialogar entre si para definirem a disponibilidade e viabilidade de atendimento da chamada, evitando, também, que duas equipes se desloquem para um mesmo lugar.

Os profissionais aprovados no processo seletivo para o SAMU Macro Leste foram chamados para atuarem provisoriamente até que seja promovido o concurso público.