Operação Macaw resgata último mico-leão-dourado no Córrego da Matinha, zona rural de Caratinga

Por Rádio Cidade

01/10/2020 às 16:11

A Operação denominada MACAW, de combate ao tráfico de animais silvestres, resgatou nessa quarta-feira (30) o último mico-leão-dourado, que será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – órgão do IBAMA, sob gerência do Governo Federal. A apreensão aconteceu no Córrego da Matinha, na zona rural de Caratinga.

A operação deflagrada no último dia 17 de setembro já recolheu mais de cem animais e aves na região de Caratinga. Segundo a polícia de meio ambiente, muitos desses animais tinham sido traficados e estavam sendo comercializados por integrantes dessa organização criminosa, que tinha sua principal base de atuação na região de Caratinga.

O que chamou atenção, segundo informações da PM Ambiental, foi a quantidade de araras presas ilegalmente e de primatas, como macacos pregos e mico-leões-dourados. Esta espécie de mico-leão é rara e ameaçada de extinção. De acordo com o policial militar Capitão Átila Porto, foram coletadas provas que podem identificar cativeiros, documentos de transferência, notas fiscais e anilhas falsas.

Em todo estado foram presas nove pessoas e apreendidos seis armas de fogo, 41 celulares, notas fiscais com indícios de falsificação, anilhas e 140 animais da fauna silvestre que estão sendo tratados nos Cetas de Minas Gerais para reintrodução no habitat natural.

A investigação é coordenada pelo Ministério Público e conta com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável IEF (Instituto Estadual de Florestas), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.