Eleições 2020: Urnas eletrônicas chegam em Caratinga

Por Rádio Cidade

05/10/2020 às 14:30

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais chegaram em Caratinga na manhã desta segunda-feira (05). De acordo com o chefe de cartório Arilson Carvalho, a cidade recebeu 410 equipamentos que serão distribuídos nos locais de votação divididos pelos municípios pertencentes às 71ª e 72ª Zonas Eleitorais da Comarca de Caratinga.

As urnas serão distribuídas próximo às vésperas das eleições, que acontecem no dia 15 de novembro. Neste ano, as unidades e postos de atendimento também receberão itens preventivos à Covid-19 como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais, para garantir a proteção de mesários e eleitores.

Outra mudança deste ano é a ampliação do horário de votação. As seções vão funcionar das 7h às 17h, para evitar períodos de aglomeração de pessoas. A orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que idosos e pessoas que fazem parte de grupos de risco para a Covid-19 se dirijam aos locais de votação entre às 7h e às 10h.

Com relação ao treinamento dos mesários, o chefe da 72ª zona eleitoral Arilson Carvalho explica que ele está acontecendo exclusivamente pela internet, por meio do formato EAD (Educação a Distância) e também pelo aplicativo ‘mesário’. Em Caratinga são cerca de 700 mesários e 60 pessoas na equipe de apoio de acesso.

Também será organizada uma equipe de coordenadores de acessibilidade.

Devido à pandemia de coronavírus, o sistema de biometria não será usado. Para votar, o eleitor terá que apresentar a carteira de identidade ou a tela do celular com o aplicativo e-Título. O mesário não vai pegar os documentos, apenas olhar. Além disso, para acessar os locais de votação será obrigatório o uso de máscaras. A Justiça Eleitoral recomenda, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta e deixe o local após votar, para evitar aglomerações