Trailer com centro cirúrgico vai castrar cães e gatos de famílias de baixa renda. Data do pré-cadastro dos animais ainda será anunciada pela prefeitura

Por Rádio Cidade

09/10/2020 às 16:08

A Prefeitura de Caratinga adquiriu um trailer equipado com um centro cirúrgico para castrar cães e gatos. O veículo chamado popularmente de “castramóvel” vai atender animais de famílias de baixa renda, além daqueles que forem encaminhados pelas protetoras independentes.

As cirurgias deverão começar após a chegada dos instrumentos cirúrgicos que já foram licitados. Enquanto isso, a prefeitura se organiza para fazer o pré-cadastro dos animais. O local e a data desse processo serão divulgados.

O médico veterinário do canil municipal Alisson Luiz da Silveira fala sobre a estrutura do castramóvel que poderá atender cerca de cinco animais por dia.

A princípio, o castramóvel será utilizado nos bairros mais carentes de Caratinga. Posteriormente, serão atendidos distritos e córregos. Mas a prefeitura aguarda entrega de um veículo de tração para reboque do trailer para estas localidades. As castrações serão feitas na zona rural no modelo de mutirão.

A protetora de animais diz que este tipo de veículo é aguardado há anos em Caratinga e lembra que a castração é a maneira mais eficaz de controlar o número de animais.

O castramóvel foi adquirido pelo município de Caratinga por R$ 69.900,00, através de processo licitatório. Dois veterinários, que já prestam serviço à prefeitura, farão as cirurgias.

Mais informações no telefone do canil municipal: 3322-5862.