Candidatos a prefeito e a vereador de São Sebastião do Anta estão presos acusados de tentarem fraudar concurso público. Provas deste domingo estão canceladas

Por Rádio Cidade

16/10/2020 às 16:33

O prefeito de São Sebastião do Anta, João Batista Vinha, suspendeu o concurso público para preenchimento de vagas nos quadros administração municipal. As provas escritas marcadas para o próximo domingo (18) não serão aplicadas e não foi definida nova data para o certame.

O município acata decisão provisória da justiça, que foi acionada pelo Ministério Público. De acordo com o MP, Valter Custódio de Melo, candidato a prefeito de São Sebastião do Anta, bem como Paulo Pinto da Silva, candidato a vereador no mesmo município, ambos do grupo político do atual prefeito, estão oferecendo vagas a serem preenchidas pelo Concurso Público n° 001/2020 a diversos munícipes em troca de votos e apoio político dos familiares nas eleições. O MP afirma ter encontrado indícios de que o concurso está sendo utilizado com fins meramente políticos.

Além desta grave denúncia, questiona-se a realização de concurso por questões sanitárias devido à pandemia de Covid-19. Neste período, também está proibida por lei a criação de cargo, emprego ou função que implique em aumento de despesa.

Como a prova seria aplicada no próximo domingo, o Ministério Público requereu liminar em caráter de urgência. Todos os atos relativos ao certame estão suspensos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Foram ouvidas testemunhas e áudios também estão anexados ao processo. Com base nas provas coletadas, a justiça determinou a prisão preventiva candidatos Valter Custódio e Paulo Pinto. Aos réus foi dado prazo para defesa e contestação.