Meteorologia prevê 70mm de chuva para Caratinga no próximo domingo. Moradores de encostas devem ficar atentos

Por Rádio Cidade

21/10/2020 às 16:07

O alerta de grande acumulado de chuva para o Norte e Leste de Minas, além do Espírito Santo, serve para que os moradores destas cidades fiquem atentos à possibilidade de desabamentos e, em alguns casos, alagamentos.

De acordo com a Climatempo, poderá chover 35mm em Caratinga, nesta quinta-feira (22); na sexta (23), 8mm; no sábado (24), 25mm, e no domingo (25) 70mm. A chuva leve que vem caindo nos últimos dias e que irá se manter nestes próximos com um pouco mais de intensidade amanhã e sábado encharca o solo e favorece deslizamentos. Além disso, o volume previsto para domingo, de 70mm, chama atenção.

 

A Defesa Civil de Caratinga monitora as condições climáticas. Segundo o diretor do órgão João Bárbara, a chuva anunciada para o fim de semana não traz grande preocupação quanto a risco de alagamento, já que que o nível do rio Caratinga está baixo. Ele explica que a previsão pode não se confirmar ou, ainda, chover de forma distribuída ao longo do dia e da noite.

Apesar da avaliação tranquilizadora da Defesa Civil, moradores de encostas devem redobrar atenção no período chuvoso. A qualquer sinal de movimentação de terra, como rachaduras no terreno ou no imóvel, todos os moradores devem sair do local e só retornarem após vistoria das autoridades competentes.

O telefone da Defesa Civil para informação e orientação é 3329-8043.