Campanha de Multivacinação e Poliomielite termina sexta e apenas 35% do público-alvo se vacinou

Por Rádio Cidade

28/10/2020 às 19:10

A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite termina nesta sexta-feira (30) e está longe de alcançar a meta do Ministério da Saúde. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no dia 26, apenas 35% do público-alvo foi vacinado contra poliomielite, o que corresponde a 4 milhões de crianças. Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças de 1 a 5 anos para que se atinja a meta de 11,5 milhões do público-alvo.

A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Em Caratinga há uma tenda da campanha montada no calçadão, na rua Miguel de Castro, para vacinação contra o sarampo. A imunização pode ser feita de 8h às 16h até 31 de outubro.

O Brasil tem um dos mais eficientes programas de vacinação do mundo e graças a ele conseguiu erradicar várias doenças. Porém, devido à baixa vacinação na década de 2010, o sarampo voltou.

A poliomielite é outra doença que preocupa. A doença é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia que deixa sequelas para o resto da vida, podendo também ser fatal.

Se você tem crianças ou adolescentes menores de 14 anos, verifique se o cartão de vacina está atualizado. Se não estiver, ou se houver dúvida, leve seu filho à unidade de saúde mais próximo para vacinar. Todas as vacinas são gratuitas, protegem a população de doenças graves e salvam vidas.