Polícia Ambiental investiga possível contaminação do córrego do Rochedo, em Sapucaia, por rejeitos de gado de frigorífico

Por Rádio Cidade

30/10/2020 às 19:44

A Polícia Militar Ambiental esteve no Córrego do Rochedo, distrito de Sapucaia, em Caratinga, para verificar denúncia de possível poluição e contaminação das águas. De acordo com o policial militar Sargento Sydnei Mançur, a princípio, foi detectada falta de oxigenação na água, que pode estar sendo causada pela eliminação de efluentes do rebanho da Fazenda Sapucaia, onde é confinado gado do frigorífico Frical.

O sargento destacou que, antes de qualquer conclusão, é preciso uma avaliação técnica

O córrego do Rochedo tem comunicação com o córrego da Guanabara, perto de Sapucaia, em Caratinga; com o córrego das Palmeiras, em Bom Jesus do Galho, e faz parte da bacia hidrográfica do rio Sacramento, que deságua no rio Doce. Segundo Sargento Sydnei, ainda não é possível dizer se a água está contaminada a ponto de colocar em risco a saúde das pessoas.

Sargento Sydnei disse que o frigorífico foi notificado a suspender o lançamento do chorume no córrego.

A Frical só será multada e sofrerá outras penalidades, caso o resultado das análises laboratoriais confirmem contaminação ou nível de poluição elevado da água.

A Fazenda Sapucaia tem um rebanho numeroso e o controle dos efluentes precisa ser rigoroso para que não haja dano ambiental.