Imobiliária Silva Araújo emite nota sobre acusações de responsabilidade no desabamento de talude às margens da Rio Bahia

Por Rádio Cidade

23/12/2020 às 11:46

NOTA À IMPRENSA

A Imobiliária Silva Araújo Ltda. vem a público fazer esclarecimentos acerca de notícias que têm sido veiculadas na imprensa quanto a possível envolvimento seu na obra onde ocorreu o incidente de deslizamento de terras no imóvel situado na Avenida João Caetano do Nascimento (Rodovia BR-116).

Em primeiro lugar deve-se esclarecer que a Imobiliária Silva Araújo não é proprietária de todos os imóveis na Avenida João Caetano do Nascimento onde ocorreram obras no talude em que houve deslizamento.

Embora originalmente a Imobiliária Silva Araújo fosse a proprietária, parte dos lotes foi vendida a terceiros e outra parte encontra-se locada. O imóvel onde ocorreu o último deslizamento, no dia 07 de dezembro deste ano, está entre os imóveis vendidos anteriormente.

Acontece que o local vinha sofrendo com o escoamento irregular de água da Rua André de Oliveira Valadão, cuja rede pluvial não comporta o volume de águas, despejando grande quantidade sobre o talude, a qual escoava principalmente sobre o imóvel onde fica localizado o estabelecimento do “Posto Gentil”.

Referido imóvel do estabelecimento do “Posto Gentil” é de propriedade da Imobiliária Silva Araújo, mas encontra-se locado ao Grupo Econômico proprietário do estabelecimento do posto de combustíveis desde 2012.

O escoamento de água da Rua André de Oliveira Valadão sobre os imóveis daquele trecho da Avenida João Caetano do Nascimento fazia com que pequenos deslizamentos de terras ocorressem sobre a área do posto de combustíveis, os quais eram de pequena monta, mas causavam transtornos com a sujeira que ocasionava os detritos do talude.

Para tentar solucionar a questão, a empresa responsável pelo “Posto Gentil”, locatária do imóvel onde encontra-se o mesmo instalado, realizava obra de terraplenagem no mês de abril de 2020, quando no dia 24 do referido mês, houve um deslizamento de terras mais acentuado que acabou por atingir os imóveis vizinhos que encontravam-se edificados (áreas dos galpões).

Na condição de proprietária do imóvel locado para funcionamento do Posto Gentil, juntamente com a empresa proprietária do referido estabelecimento e demais proprietários dos imóveis atingidos pelo deslizamento de terras do dia 24 de abril, contratou obra de terraplenagem e impermeabilização do talude, visando solucionar o problema.

Tal obra foi concluída no mês de agosto do corrente ano, a qual foi realizada na parte dos fundos dos galpões situados na Avenida João Caetano do Nascimento, iniciando no galpão nº 415 da referida Avenida, passando pelos nºs 397 e 385, e terminando no imóvel ocupado pelo posto de combustíveis (nº 361 da Avenida João Caetano do Nascimento).

A obra que se seguiu após o posto de combustíveis e onde houve o último deslizamento de terras, no dia 07 de dezembro de 2020, foi realizada por terceiro que adquiriu o lote por compra da Imobiliária Silva Araújo no ano de 2018.

A imagem acima deixa mais claro o que foi mencionado.

Assim a Imobiliária Silva Araújo Ltda. vem a público para prestar os devidos esclarecimentos à sociedade caratinguense, visto que às autoridades competentes a mesma já encaminhou os documentos que comprovam tudo o que foi relatado acima.

Salienta ainda, que o derramamento irregular de águas da Rua André de Oliveira Valadão sobre o talude continua a ocorrer, visto que nenhuma medida foi tomada pelas autoridades com as obras necessárias à cessação do escoamento, o que menciona-se a título de alerta, pois tal fato poderá agravar ainda mais a situação no local do talude que já sofreu ruptura e deslizamento de terras.

Além de tudo isso, neste momento de pesar a Imobiliária Silva Araújo Ltda presta sua solidariedade àqueles que foram atingidos ou tiveram qualquer tipo de prejuízo em razão do infortúnio ocorrido no último dia 07, e informa que continua comprometida com o bem de nossa cidade.

Caratinga-MG, 22 de dezembro de 2020

Imobiliária Silva Araújo Ltda.