Polícia de Meio Ambiente flagra pássaros em situação irregular durante torneio que acontecia no bairro Limoeiro com chancela de associação

Por Rádio Cidade

04/01/2021 às 16:23

De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, um dos maiores fraudadores de anilhas da região foi preso na Operação Saltator, que começou na manhã de domingo (03) e seguiu nesta segunda-feira com a coleta de depoimentos dos suspeitos na delegacia da Polícia Federal de Governador Valadares. Ainda segundo a polícia, o detido tem relação com os integrantes da quadrilha de tráfico de animais silvestres que foram alvos da Operação Macaw, em setembro de 2020. A prisão do acusado foi ratificada pelo delegado, sem direito a fiança, e ele irá aguardar julgamento no presídio.

A fraude de anilhas é muito útil àqueles que capturam aves na natureza para mantê-las em cativeiro em casa e também participar de torneios, burlando a lei. O crime foi flagrado em Caratinga, mais uma vez, durante torneio de canto de pássaros organizado pela Associação Ornitológica de Caratinga no ginásio do bairro Limoeiro. Muitos participantes fugiram quando a polícia chegou. Ainda assim, foram abordadas 120 pessoas e 163 pássaros foram fiscalizados. Conforme a PM, 77 aves estavam irregulares e outras sete tinham anilhas violadas.

Entre os abordados estava o vereador de Caratinga Irmão Emerson, apontado pela PM como presidente da associação. Contudo, ele alegou que não está mais à frente da entidade, da qual é fundador, e informou que o evento não precisaria de autorização do IEF por não se tratar de torneio, apenas de premiação. Irmão Emerson também disse que não havia pássaros irregulares na área delimitada pelas cordas da organização.

A operação batizada com o nome de uma espécie de pássaro Trinca-ferro muito valorizada, a Saltator, prendeu 31 pessoas, apreendeu 49 anilhas e dois alicates. Até o momento, as multas administrativas aplicadas chegam a R$ 219,872 mil.