Copasa amplia cobrança de taxa para localidades de Caratinga que passam a ter esgoto tratado a partir de março

Por Rádio Cidade

12/01/2021 às 17:06

Sempre que a Copasa divulga ajuste de tarifas ou mudança de patamar tarifário de cobrança, a polêmica se instala em Caratinga. Em julho de 2020, a empresa havia anunciado que começaria a cobrar 100% da taxa de esgoto dos imóveis que começaram a ter o esgoto tratado na última etapa da obra de saneamento concluída no município. A crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus levou ao adiamento desta cobrança para a partir de fevereiro de 2021. Já é janeiro e a discussão foi retomada, levando a Copasa a explicar, novamente, do que se trata esta mudança de patamar.

A política tarifária adotada pela empresa é definida pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e é aplicada em todos os municípios atendidos por ela no Estado. Pela resolução vigente, aplicam-se dois tipos de tarifas, a EDC – Esgotamento Dinâmico com Coleta – que cobra 25% do valor da fatura de água, e a EDT – Esgotamento Dinâmico com Coleta e Tratamento, que cobra 100%.

A Copasa explica que o sistema sanitário vem sendo construído em etapas e, desde 2018, com o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Caratinga, os proprietários ou moradores de imóveis localizados nas áreas onde as obras já foram concluídas começaram a pagar pelo serviço prestado.

O novo Gerente Regional de Caratinga, Ricardo Porcini, destaca que não se trata de reajuste de tarifa, mas de cobrança pelo novo serviço.

Em março de 2021, será finalizada mais uma etapa e novas áreas terão os esgotos tratados.

Quanto mais o cliente economizar no consumo de água, menor será a tarifa de esgoto a ser paga.

Clientes residenciais com renda per capita mensal familiar menor ou igual a meio salário-mínimo têm direito à tarifa social. O cidadão de baixa renda que ainda não tem acesso ao benefício pode requerê-lo no setor de assistência social da prefeitura.

A Copasa também informa que a solicitação de qualquer serviço, inclusive, análise do valor da fatura, pode ser feita pelos canais digitais no site: www.copasa.com.br / “Fale Conosco” ou no atendimento presencial com agendamento prévio no site.