Ministério Público começa a ouvir proprietários do terreno onde desabou talude e solicita mais documentos à prefeitura

Por Rádio Cidade

14/01/2021 às 11:21

O Ministério Público continua colhendo informações que possam indicar as causas e a responsabilidade pelo desabamento do talude que levou à interdição de dezenas de moradias do bairro Rodoviários, em Caratinga. Nessa quarta-feira (13), foram ouvidos os proprietários do terreno. Agora, o MP requereu mais documentos da prefeitura, que tem dez dias para encaminhar cópia de todos os processos referentes à obra. O projeto de aprovação do Loteamento Izaltino Silveira da Mata também foi requerido. Caso o município não cumpra a determinação no prazo estipulado, poderá incorrer em improbidade administrativa.

O promotor Alcidézio Bispo Júnior pretende ouvir o sócio administrador da empresa dona do terreno no próximo dia 18. Na mesma data, ele deverá apresentar contratos e documentos relativos à locação de equipamentos e contratação da obra de contenção da encosta que atingiu lotes da quadra A do Loteamento Silva Araújo.

Famílias

Enquanto isso, conforme a Rádio Cidade divulgou no dia 8 de janeiro, as famílias afetadas continuam tendo que arcar com o financiamento dos imóveis que permanecem desocupados ao mesmo tempo em que pagam aluguel. No Residencial Íris, prédio relativamente novo, 40 dos 45 apartamentos são financiados pela Caixa. Como o comprometimento do imóvel não se deu por causa natural, a seguradora não irá ressarcir os proprietários, que também não se enquadram no perfil do aluguel social da prefeitura. Segundo o síndico do prédio Jander Fonseca, a angústia é grande.

No dia 7 dezembro, quando o talude cedeu, também foram desocupados apartamentos do Edifício Turquesa e uma casa que desabou parcialmente, além do Residencial Íris.