Vacinação contra Covid-19 em Caratinga começa pela UPA. Município recebeu 1.050 doses

Por Rádio Cidade

20/01/2021 às 17:25

Quarta-feira, 20 de janeiro de 2021. Esta é a data do início da vacinação contra a Covid-19, em Caratinga. A Secretaria de Saúde escolheu três pessoas para lançar a campanha em ato simbólico nesta manhã.

Foram vacinadas as técnicas de enfermagem Sônia Germana Luca Dantas, de 60 anos, do PSF do bairro Santa Cruz; Maria Rosa da Consolação, de 55 anos, que trabalha na UTI Covid do CASU, e Maria Ângela Custódia, de 61 anos, funcionária da UPA e do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Todas se mostraram conscientes da importância da vacinação para o controle da pandemia. Vamos ouvir os depoimentos das profissionais de saúde Sônia, Maria Rosa e Maria Ângela:

Como divulgamos nessa terça-feira, a equipe de vacinação irá até os locais de trabalho dos profissionais de saúde, nos asilos e na Asadom para imunizar o primeiro público alvo. Não haverá vacinação nas unidades de saúde neste momento. O secretário de Caratinga Érick Gonçalves disse que o cronograma começa pela UPA.

O número de dose liberadas para Caratinga cobre cerca da metade do público prioritário no município e não há previsão de quando serão liberadas mais doses. Esta é a realidade de todo o Brasil que conta apenas com as doses adquiridas pelo Instituto Butantan. Toda a vacina disponível no país está sendo distribuída para os Estados de forma racionada, a partir da estimativa populacional.

De acordo com o prefeito Wellington Moreira, apesar de não previsão de aquisição e autorização de novas doses para o país, o município já registrou um protocolo de intenção de compra de vacinas do Instituto Butantan.

O secretário Érick lembra que o início da vacinação NÃO DISPENSA as medidas de prevenção ao novo coronavírus.