Presidente da ACIC tira dúvidas quanto ao funcionamento do comércio durante a Onda Roxa

Por Rádio Cidade

19/03/2021 às 16:39

Moradores de Caratinga estão com dúvidas quanto ao funcionamento do comércio na “onda roxa”, imposta pelo governo do Estado. Parte das atividades comerciais, incluindo serviços não essenciais, estão em pleno funcionamento, o que levou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Caratinga (ACIC), Ícaro Augusto Gonçalves, a convocar uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19) para esclarecer as regras da onda.

De acordo com o presidente da ACIC, muitos estabelecimentos podem funcionar de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE (pronúncia “quinai”), que tem por objetivo categorizar empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos.

Na “onda roxa” está restrita a locomoção de pessoas entre 20h e 5h, com exceções.

Segundo o presidente da ACIC, os representantes das associações do comércio e órgãos fiscalizadores irão se reunir para buscar formas de conduzir e orientar os empresários neste período.

Ícaro Augusto pediu compreensão à população neste momento difícil.

A “onda roxa” passou a valer na quarta-feira (17) em Caratinga e na quase totalidade dos municípios mineiros. A princípio, tem validade de 15 dias.