Despedida a Agnaldo Timóteo, mais uma vítima da pandemia de Covid-19

Por Rádio Cidade

05/04/2021 às 20:56

O cantor caratinguense Agnaldo Timóteo foi sepultado na tarde desse domingo (04) no Rio de Janeiro. Ele é mais uma vítima da pandemia, que já matou mais de 190 moradores de Caratinga. Desta vez, o novo coronavírus levou a óbito um dos maiores ídolos de Caratinga e, talvez, o mais querido. Agnaldo se despede de sua cidade e dos palcos aos 84 anos. Não houve manifestação pública de fãs, velório ou sepultamento com as homenagens que ele merecia. Como determina o protocolo, o funeral foi breve e reservado à família.

As mensagens nas redes sociais são incontáveis. Caratinguenses lamentam a perda e reconhecem a contribuição de Timóteo para a música e o carinho que ele sempre manifestou pela terra natal.

A sobrinha do cantor, Poliana Tupinambá, disse o que Agnaldo representou para a família.

Poliana resume a perda para Caratinga e para a música.

A amiga escritora Marilene Godinho também traduz o que significa esta despedida.

Nas redes sociais, vários artistas e políticos lamentaram a morte do cantor. Entre eles, Roberto Carlos, Mumuzinho, Wesley Safadão, Patrícia Pilar, Serginho Groisman, Ministro das Comunicações Fábio Faria e o amigo próximo Neguinho da Beija Flor. Segundo ele, a pandemia levou a maior voz do país.

Mesmo os cantores das novas gerações reconhecem a importância de Agnaldo para a música. Nathan Vieira foi recebido por ele em uma de suas visitas a Caratinga. Era véspera de Natal, quando Nathan teve a honra de tocar para o ídolo na cozinha da casa de sobrinha Poliana.

Agnaldo Timóteo era torcedor fanático do Botafogo. As histórias envolvendo ele e o time são muitas. Acompanhava os grupos de base e até outros esportes. Interrompeu partida ao entrar em campo para reclamar da atuação de jogador, parou carro no meio da rua para brigar com comentaria da TV Tupi que criticava o alvinegro e, em janeiro de 1983, custeou o velório do ídolo Garrincha. O clube carioca emitiu nota de pesar nesse fim de semana nos seus canais oficiais na Internet e relembrou alguns episódios.

Contando com sua rede de relacionamento no Rio, Agnaldo ajudou várias atletas aspirantes que saíram de Caratinga e da região em busca do sonho de se tornarem grandes jogadores. O desportista Maguila diz só ter a agradecer.

O prefeito de Caratinga, Wellington Moreira, decretou Luto Oficial de três dias, um reconhecimento da administração municipal à vida e à carreira de Agnaldo Timóteo.