PT pode expulsar vereador de Santa Bárbara do Leste que violou caixão lacrado para tentar provar que idoso não tinha morrido de Covid

Por Rádio Cidade

27/04/2021 às 16:40

O diretório do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais decidiu afastar o vereador de Santa Bárbara do Leste, William Faria, depois dele ter violado o caixão de um idoso para tentar mostrar que ele não tinha morrido devido à Covid-19. O episódio foi filmado e postado nas redes sociais pelo próprio vereador, ganhando grande repercussão.

De acordo com o presidente do diretório estadual do PT, o deputado estadual Cristiano Silveira, o parlamentar cometeu falta gravíssima e responderá a processo disciplinar interno que poderá, e deverá, culminar com sua expulsão definitiva.

Em nota, a direção executiva do partido classificou o fato como “lamentável” e reforçou que o procedimento de lacre do caixão é uma determinação sanitária do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

William Faria disse à Rádio Cidade que está indignado com a decisão do partido e falou em divergência política, sem deixar claro o tipo de divergência ou com quem.

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste avalia a necessidade da abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o vereador. O assunto será discutido na reunião do próximo dia 5 de maio. Em entrevista ao Diário de Caratinga, presidente da casa, vereador Altair Nunes, disse que o legislativo não aprova a atitude de William.

O vereador João Paulo reiterou que o caso será analisado com critério, transparência, ouvindo todas as partes envolvidas.

Conforme destacado pela Rádio Cidade no Jornal da 89 dessa segunda-feira (26), o atestado de óbito do idoso de Santa Bárbara atesta três causas: insuficiência respiratória aguda, síndrome respiratória aguda grave e broncopneumonia. De acordo com a Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar o episódio, o protocolo de sepultamento estava correto, conforme determinação do Ministério da Saúde. Há suspeita de contágio pelo novo coronavírus e o exame para detectar ou destacar a Covid ainda não foi concluído.

Willian Faria é investigado por suposto crime de infração sanitária e violão/profanação de urna funerária.