Vereador de Santa Bárbara presta depoimento na delegacia sobre violação de caixão lacrado. Advogado afirma que não houve intenção de cometer qualquer tipo de crime

Por Rádio Cidade

29/04/2021 às 14:14

O vereador de Santa Bárbara do Leste, William Faria, se apresentou na delegacia de Caratinga para prestar esclarecimentos sobre a acusação de infração sanitária e violação de urna funerária. No último domingo (25), ele abriu um caixão lacrado, dentro do cemitério de Santa Bárbara, sob o argumento de que o idoso que seria sepultado não havia morrido de Covid-19 e, por isso, a família tinha direito a velório com caixão aberto.

O fato ganhou repercussão nacional a partir da publicação do vídeo que mostra William rompendo o lacre da urna com um facão, mostrando o atestado de óbito e fazendo um discurso criticando as autoridades de saúde. A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária foram acionadas.

William prestou depoimento acompanhado do advogado Alexsandro Victor de Almeida. Segundo o advogado, seu cliente abriu o caixão porque o atestado de óbito o convenceu de que o idoso não havia morrido devido à Covid e a família não se opôs.

O atestado aponta como causas da morte: insuficiência respiratória aguda, síndrome respiratória aguda grave e broncopneumonia. Por esse motivo, foi colhido material para exame PCR, a fim de descartar ou confirmar infecção pelo novo coronavírus. Como o idoso morreu poucas horas depois de dar entrada na UPA de Caratinga, o resultado do exame ainda não foi emitido.

O Ministério da Saúde preconiza que pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19, que venham a óbito, devem seguir o protocolo de segurança sanitária para evitar que outras pessoas se infectem. Nestes casos, o corpo não é preparado com flores, nem velado em caixão aberto, como de costume.

Apesar de ter ciência deste protocolo, William levou em conta o que constava no laudo médico na hora do sepultamento e o advogado do parlamentar argumenta que a autoridade sanitária precisaria rever este critério.

O vereador William Faria é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Nesta semana o diretório estadual comunicou publicamente seu afastamento e considera expulsá-lo pelo o que considerou “falta gravíssima”. Além disso, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara do Leste vai discutir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na reunião do próximo dia 5 para investigar o fato.

Alexsandro de Almeida também falou sobre a decisão do PT de afastar seu cliente do partido e da intenção da Câmara de instaurar a CPI.