Câmara de Santa Bárbara instaura CPI para investigar suposta quebra de decoro do vereador William Faria. Parlamentar violou lacre de caixão de paciente que morreu com sintomas de Covid

Por Rádio Cidade

20/05/2021 às 13:34

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste votou pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar suposta quebra de decoro do vereador William Faria (PT). O episódio do qual William foi protagonista, no dia 25 de abril deste ano, repercutiu nacionalmente. Na ocasião, o parlamentar violou o lacre de um caixão onde havia o corpo de um idoso de 92 anos que morreu com sintomas da Covid-19. Ele alegava que o homem não havia morrido da doença, mas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como constava no atestado de óbito. O resultado do PCR para confirmar ou descartar a Covid não havia sido emitido até o sepultamento.

O vereador William tentou evitar a instalação da CPI. Disse que foi pego de surpresa com o protocolo e que foi chamado ao cemitério pela família, não tendo intenção de cometer crime.

O presidente da Câmara Altair do Silon deixou claro que o vereador terá tempo suficiente para se defender durante a CPI, aprovada por 6 votos a 3. CPI será presidida pela vereadora Ceninha da Saúde. A relatoria ficou a cargo do vereador Sargento João Paulo, tendo como terceiro integrante o vereador Claudinei do Laje.

Dias depois do sepultamento do idoso de 92 anos, a Fundação Ezequiel Dias, Funed, informou que o exame foi “inconclusivo”. Como o paciente já havia falecido, não foi possível colher nova amostra para contraprova.  Ainda assim, a conduta adotada seguiu o que determina a legislação sanitária no que tange à pandemia de Covid-19. Mesmo casos suspeitos devem seguir os protocolos de segurança, como destacou a própria Polícia Civil ao comentar o caso. William Faria também é investigado criminalmente por Infração Sanitária Preventiva.

O Partido dos Trabalhadores considerar afastar William de seu quadro, dependendo do que a Justiça deliberar.