Homem do estado do Pará que estava desaparecido há três anos é encontrado no distrito de São João do Jacutinga

Por Rádio Cidade

17/08/2021 às 18:23

Muitas pessoas sofrem indefinidamente pelo desaparecimento de parentes. A angústia por não saber se ainda estão vivos, se estão bem e o que aconteceu aflige mães e familiares, em vários casos, por toda a vida. Contudo, o desaparecimento de um homem da cidade de Redenção do Pará, a cerca de dois quilômetros de Caratinga, teve um desfecho feliz. Graças à solidariedade de moradores do distrito de São João do Jacutinga, em Caratinga, Marcos dos Santos Barros irá voltar pra casa depois de três anos sem dar notícias.

 

 

Foi a comunidade de São João que procurou a Polícia Civil relatando que um cidadão desconhecido, com problemas psiquiátricos, havia chegado ao distrito. Como tinham identificado uma reportagem que tratava do desaparecimento dele, o delegado Ivan Sales registrou o caso e tomou providências para comunicar a família.

A irmã de Marcos já está em Caratinga. Flávia dos Santos Barros conta que nem acreditou quando teve notícia de que ele estava aqui em Minas. A família não tinha noção por onde poderia estar andando e, muito menos, que tivesse chegado tão longe. Flávia se diz muito grata pelo acolhimento que o irmão recebeu, apesar das condições em que ele se encontra.

Flávia Barros disse que o irmão estava bem até o dia em que saiu de casa e não voltou mais. Isso foi em 2018, a segunda vez que ele saiu de casa. Na anterior ficou cerca de vinte dias desaparecido até ser encontrado. Agora, foram três anos.

A integração entre a comunidade, a prefeitura e a polícia contribuiu para o retorno desta pessoa à sua família. O secretário de Saúde de Caratinga, Érick Gonçalves, parabeniza a população de São João do Jacutinga por não ter ignorado Marcos.

A equipe do posto de saúde de São João e outros profissionais da área da saúde mental foram mobilizados para dar apoio a ele e à irmã até que possam seguir para o Pará.

Por fim, o delegado Ivan Sales lembra que a Polícia Civil deve ser sempre procurada para que as famílias tenham mais chances de reaver parentes desaparecidos.