Polícia Militar de Caratinga lança “Operação Lei Maria da Penha” para reforçar combate à violência doméstica

Por Rádio Cidade

23/08/2021 às 11:20

Para marcar o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, policiais do 62º Batalhão de Polícia Militar de Caratinga promovem nesta manhã (23), na Praça Getúlio Vargas, uma blitz educativa para incentivar o combate a violência doméstica. A ação intitulada “Operação Lei Maria da Penha” conta com o envolvimento do CREAS de Caratinga, Polícia Civil e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e seguirá até o dia 20 de setembro.

Uma das ações desenvolvidas hoje faz parte da campanha “Agosto Roxo”, com foco na divulgação dos canais de denúncia, como explica a Coordenadora do CREAS de Caratinga Gisele Rismo

 

Segundo dados da Polícia Civil de Minas Gerais, em 2021, até o final de junho, foram registrados 155 casos de feminicídio no total, sendo 88 tentativas e 67 consumados. Ao longo de 2020, 339 mineiras foram vítimas de feminicídio, e em 149 dos casos levaram as mulheres à morte.

Os dados da PMMG em relação as mulheres vítimas de violência doméstica em Minas são ainda mais preocupantes. De janeiro a junho de 2021, foram registradas 70.450 vítimas. Durante todo o ano de 2020 foram registradas 145.271 vítimas de violência doméstica.

Sargento Cássia chama a atenção das mulheres para qualquer tipo de violência, principalmente aquelas não se apresentem de forma clara, porém os abusos estão ali, presentes desde o início.

Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos. Em casos de emergência, ligue 190. Além dos canais de denúncia da Polícia Militar, a mulher vítima de violência doméstica também pode contar com o apoio do serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que tem objetivo desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar, para proteção da mulher vítima de violência.