Samarco vai vacinar cães de famílias carentes de Caratinga contra as viroses que mais matam

Por Rádio Cidade

03/09/2021 às 16:55

Caratinga vai receber um programa inédito de vacinação canina contra as viroses que trazem maior preocupação às autoridades sanitárias e, principalmente, aos donos dos animais. Uma iniciativa da mineradora Samarco, com apoio da ONG Ajuda, de Juiz de Fora, e da Prefeitura de Caratinga, vai disponibilizar a vacina V8 importada. A vacina protege os cães contra Cinomose, Adenovírus Tipo2, Parainfluenza, Parvovírus, Bacterina de Leptospira canicola e Lkermorhagie e Coronavirose canina. Todas são doenças que causam muito sofrimento e levam o animal à morte na quase totalidade dos casos. Quando sobrevivem, ficam com sequelas.

Cronograma

A vacinação vai priorizar a população carente, começando dia 9 e terminando dia 18 de setembro. O cronograma prevê atendimento em diferentes regiões da sede do município. Nos dias 9, 10 e 11, os cães serão vacinados na sede da Fundação Cidade dos Meninos, Funcime, no bairro Santa Cruz. Dia 15, no ginásio do bairro Limoeiro. Dias 16 e 17, na Praça da Estação, e dia 18 no estacionamento da Igreja do Carmo, no bairro Esplanada.

 

Entenda

A campanha contra viroses não tem qualquer relação com a vacinação antirrábica que começou nesta semana em Caratinga. As duas vacinas devem ser aplicadas todos os anos e são extremamente importantes, como já explicado, mas tratam-se de imunizantes diferentes.

A pessoa que for levar o animal para vacinar precisa ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade e utilizar máscara.

 

Por que Samarco?

O projeto de vacinação contra viroses caninas da Samarco será realizado em 39 municípios de Minas Gerais, nos territórios próximos de onde a empresa atua – Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara – e outros que foram impactados pelo rompimento da barragem de Fundão ao longo do Rio Doce. A iniciativa é uma das condicionantes previstas na Licença de Operação Corretiva (LOC), documento necessário para a retomada das atividades da empresa que ocorreu em dezembro de 2020. As vacinas são compradas pela Samarco que também custeia os materiais de consumo, mão de obra especializada e veículos para transporte.