Proprietário rural é apontado como autor do incêndio que destruiu 716 hectares em Caratinga

Por Rádio Cidade

28/09/2021 às 16:28

A Polícia Militar de Meio Ambiente identificou o autor do incêndio que destruiu nada menos que 716 hectares de terra nos distritos de Dom Lara e Dom Modesto, em Caratinga. Um proprietário rural assumiu ter perdido o controle do fogo que colocou em seu terreno. O ato inconsequente em período de seca e ventos fortes resultou no maior incêndio registrado neste ano em toda a Zona da Mata mineira. Para se ter uma ideia, a área queimada corresponde à metade da zona urbana de Caratinga. A ocorrência registrada entre os dias 16 e 26 de setembro atingiu um território três vezes maior que o afetado recentemente pelo incêndio na mata da Usipa, entre Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Segundo o comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente, Tenente Moura, o autor foi identificado a partir de denúncias.

 

A perda gerada para o meio ambiente e proprietários rurais foi destaque no Jornal da 89 do último dia 23, com depoimento de produtor Weslen Almeida que falou para o Diário de Caratinga.

Tenente Moura, da polícia ambiental, confirma o drama das famílias atingidas.

 

O responsável por esta tragédia foi multado em mais de R$ 650 mil e será julgado pelo crime ambiental, apesar de não ter tido intenção de causá-lo.

Tenente Moura explica o que a legislação prevê nestes casos.

O policial destaca que, em época de seca, ter um bom aceiro não é garantia de que o fogo não irá atingir outras propriedades.

O processo criminal foi instaurado para apurar todos os fatos e definir as penalidades, além da multa já aplicada.