Adolescentes a partir de 12 anos são chamados para a campanha contra Covid. Caratinga define atendimento para dose de reforço

Por Rádio Cidade

01/10/2021 às 18:56

A partir da próxima segunda-feira, dia 4, adolescentes com 12 anos ou mais poderão tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, em Caratinga. Idosos a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há mais de seis meses também poderão se dirigir às unidades de saúde para a dose de reforço.

 

 

Os imunossuprimdos constituem o outro público que começa a ser atendido na próxima semana com a terceira dose. O secretário de Saúde de Caratinga Érick Gonçalves explica que estas pessoas não precisam esperar o prazo de seis meses após a segunda dose, mas apenas 28 dias.

Pessoas com alto grau de imunossupressão que poderão receber a dose extra correspondem a:
– quem têm imunodeficiência primária grave; quem está fazendo quimioterapia;
– transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
– portadores de HIV/Aids com CD4<200 céls/mm3;
– quem faz uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
– pacientes em hemodiálise;
– pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)
– e quem faz uso de drogas modificadoras da resposta imune, conferir tabela através do link:https://saude.mg.gov.br/images/documentos/Del%203508%20-%20Adolescentes%20e%20refor%C3%A7o%20K.pdf..