Câmara deve votar projeto de municipalização dos anos iniciais da rede estadual na próxima semana. Sind-UTE é contra

Por Rádio Cidade

01/10/2021 às 18:44

Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Caratinga e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais estiveram reunidos durante toda a tarde dessa quinta-feira (30) em audiência pública na Câmara. Os vereadores ouviram estas instituições para deliberarem sobre o Projeto Mãos Dadas, lançado em março pelo Governo Romeu Zema. A proposta é transferir as escolas estaduais dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, para o município.

A intenção do governo Romeu Zema é municipalizar cerca de 70% de toda a rede estadual em três anos, com os anos iniciais e finais de todo o ensino fundamental. Se o projeto for aprovado pela Câmara de Caratinga e sancionado pelo prefeito Wellington Moreira, doze escolas estaduais da cidade e zona rural serão assumidas pelo poder executivo.

A vereadora Giuliane Quintino, que é profissional da educação, diz que o processo de fato já até começou com parte das escolas estaduais municipalizadas. O que se discute é a adesão efetiva ao projeto Mãos Dadas.

A vereadora explica como deverá se dar a municipalização das escolas de Caratinga, se o projeto for aprovado.

 

A municipalização das escolas estaduais divide opiniões. O Estado defende que a educação terá ganho e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Sind-UTE, se posiciona contrário. A entidade teme pelo comprometimento do emprego dos professores e demais servidores e pela incapacidade das prefeituras de assumirem os alunos que hoje são responsabilidade do estado. A coordenadora do Sind-UTE de Caratinga, Maysa Salgado, participou da audiência de ontem e fala das preocupações dos trabalhadores da educação.

A audiência foi solicitada pelo vereador Johny Claudy. Ele pede mais tempo para analisar o projeto que tem pontos de questionamento.

As escolas estaduais que podem ser municipalizadas na zona urbana são: Menino Jesus de Praga, Dom Carlo, Princesa Isabel, Engenheiro Caldas, Sinfrônio Fernandes e Juarez Canuto de Souza. Na zona rural, as escolas estaduais Prof. Maria Fontes e Maria Alves da Silveira, em Santa Luzia; Mari Luca Chagas, em São João do Jacutinga; Sudário Alves Pereira, em Patrocínio, e Antônio Pena Sobrinho, em Santo Antônio do Manhuaçu.

O projeto deverá ser colocado para votação na reunião da Câmara da próxima segunda-feira (4).