Profissionais da educação e promotoria de Justiça discutem estratégias para buscar alunos que deixaram a escola

Por Rádio Cidade

07/10/2021 às 17:40

A pandemia de Covid-19 agravou vários problemas sociais, entre eles, a evasão e o abandono escolar, que foram discutidos em reunião nesta quinta-feira (7) pela Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, profissionais da educação, secretários e promotores de Justiça.

No encontro foram destacadas as consequências do fechamento das escolas, como desmotivação, problemas de saúde mental/psicológica, atraso ou dificuldades na aprendizagem, aumento da violência contra crianças e adolescentes e do trabalho infantil, assim como a desigualdade no acesso ao ensino, por falta de oferta de tecnologia para educação a distância.

 

A promotora da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Caratinga Flávia Patrícia Alcântara falou dos obstáculos enfrentados pela comunidade escolar, especialmente no período de pandemia.

A diretora da Superintendência de Ensino Landislene Gomes, Landinha, cita alguns dos problemas detectados nesse retorno gradual das aulas presenciais.

Landinha apontou estratégias para a recuperação da educação, como a busca ativa dos estudantes.

A superintendente reforça a retomada das aulas presenciais para todos os municípios da região de Caratinga.

A secretária de Educação de Caratinga, Elaine Teixeria, revela que a volta às atividades escolares este ano teve boa adesão dos pais.

O secretário municipal de saúde Erick Gonçalves ressalta que o retorno das aulas só foi possível devido ao avanço da vacinação no município e a redução do número de casos.