Núcleo de Caratinga faz mobilização nas redes sociais para luta contra o câncer de mama e de colo do útero

Por Rádio Cidade

20/10/2021 às 09:12

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e combate do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Como é de costume, o Núcleo do Câncer de Caratinga já iniciou o campanha e está promovendo ações direcionadas à conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer e também de colo do útero, como explica a assistente social da entidade Amanda Toledo.

 

O assunto ainda é um tabu entre as mulheres que têm medo de buscar ajuda. Com o diagnóstico precoce, aumentam as chances de cura.

 

A paciente Ana Margarida é moradora de Caratinga e descobriu o câncer aos 39 anos. Para Ana, o apoio do Núcleo foi fundamental.

Ana Margarida ressalta a importância da busca por ajuda.

 

Juscelaine Silva também é moradora de Caratinga. Ela fala sobre o período de tratamento e as dificuldades que passou.

Juscelaine segue frequentando o Núcleo e hoje está com a autoestima mais elevada.

Ela reforça a necessidade de se cuidar.

 

A psicóloga do Núcleo, Luíza Carraro, fala do acolhimento dos pacientes que procuram a entidade.

O Núcleo conta atualmente com cerca de mil famílias cadastradas, com uma rotatividade de 400 pessoas que necessitam de medicamentos, fraldas, suplementos e que fazem terapias complementares.

A sede fica na Travessa João Coutinho, no Centro de Caratinga.