Outubro Rosa alerta para importância da rotina de exames no diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Rádio Cidade

20/10/2021 às 19:43

Durante a pandemia de Covid-19 muitas pessoas interromperam tratamentos de saúde e, principalmente, deixaram de fazer exames de rotina importantes. Uma das preocupações das autoridades de saúde é quanto ao diagnóstico tardio de vários tipos de câncer devido a esse período de ausência dos consultórios médicos.

Neste mês de outubro, quando tradicionalmente damos maior atenção ao risco do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame das mamas e dos exames de imagem regulares a partir dos 40 anos. A mulher acima desta idade, ou que notou alguma alteração na mama e não foi ao ginecologista no ano passado, precisa retomar os cuidados. É o que destaca o médico ginecologista e obstetra da Casa de Saúde União, Marcelo Antônio.

 

 

Entre os sintomas de câncer de mama estão: edema na pele semelhante à casca de laranja; pode haver uma espécie de afundamento na pele; dor; inversão do mamilo; secreção espontânea no mamilo, descamação ou ulceração do mamilo e aumento de circulação sanguínea deixando o local avermelhado.

Doutor Marcelo explica que existem exames de imagem com capacidade de identificar um nódulo na mama menor que 1cm, na fase mais inicial.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico e evoluem para a cura.

Na Casa de Saúde a paciente encontra profissionais e exames preventivos que irão deixá-la segura.

 

A Casa de Saúde União fica na rua Raul Soares, centro de Caratinga.