Região de Caratinga classifica 43 produtores na segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas

Por Rádio Cidade

27/10/2021 às 18:32

A Emater já divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Caratinga classificou dois produtores na categoria natural e três na categoria cereja descascado/despolpado. Continuam na disputa os produtores João Victor Castro Falcão, Marcelo Henrique Gonçalves de Freitas, Érica de Lourdes Nogueira Ramos, José Geraldo de Souza e Maria de Lourdes Alves Silva Mendes.

Na região foram selecionados 43 produtores, sendo que Piedade de Caratinga se destaca com 12 classificados. São Sebastião do Anta participa com sete produtores; Santa Bárbara do Leste e São Domingo das Dores com cinco, assim como Caratinga; Ubaporanga com quatro; Imbé de Minas e Inhapim com dois cafeicultores.

As novas amostras de café serão entregues até 5 de novembro. Uma comissão julgadora formada por especialistas em cafés especiais fará uma análise sensorial, observando fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.

A premiação será em dezembro, quando serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a maior pontuação entre os finalistas.

* Com informações do Diário de Caratinga