Memorial do Cine Brasil está aberto a visitas agendadas sob coordenação do departamento municipal de cultura

Por Rádio Cidade

05/11/2021 às 09:52

O memorial do Cine Brasil, em Caratinga, está aberto à visitação. O espaço de 60 m² reúne informações sobre a história do cinema que marcou o cenário cultural de Caratinga e região por décadas. A exposição permanente apresenta fotos, textos resumidos que as contextualizam e também equipamentos de projeção.

O cine foi inaugurado em 1947, na praça Getúlio Vargas, pelo empresário Wantuil Teixeira de Paula, da fábrica de massas e biscoitos Petisco & Mara. Depois dos tempos áureos, foi desativado e o processo de tombamento teve início em 2009. Com o falecimento de Wantuil, a família decidiu demolir o imóvel, provocando uma discussão judicial envolvendo o município que só terminou em 2019. A fachada foi reconstituída como a original e foi determinado que parte do prédio servisse ao memorial para preservação da história, ficando sua administração a cargo do município.

Nessa quarta-feira (03), alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Expoente (CNEC) estiveram no memorial, numa excursão do Projeto Educação Patrimonial.

A diretora do departamento de Patrimônio Cultural Lourdes Rodrigues acredita que mostrar para as pessoas a história da cidade traz o sentimento de valorização e reconhecimento.

Aquelas pessoas que quiserem agendar uma visita a algum patrimônio tombado, podem entrar em contato através do telefone (33) 3329-8055.