Dr. Marcelo Cruz, da Casa de Saúde União, alerta homens sobre os cuidados com a saúde no mês de campanha contra o câncer de próstata

Por Rádio Cidade

18/11/2021 às 09:05

Depois da campanha “Outubro Rosa” para alertar mulheres sobre os cuidados com a saúde, tendo como foco a prevenção do câncer de mama, é a vez de falarmos da saúde do homem. No “Novembro Azul”, se intensificam as orientações para prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens depois do câncer de pele.

O médico Marcelo Cruz Neves, da Casa de Saúde União, tem experiência credenciada como membro das sociedades brasileira, americana e europeia de urologia para falar sobre o tema com os ouvintes do Jornal da 89.

 

Dr. Marcelo Cruz

Dois exames são fundamentais para prevenção do câncer de próstata: o PSA, a partir da coleta de sangue do paciente, e o exame físico, conhecido como “toque”.

Dr. Marcelo Cruz explica em que época da vida os homens devem procurar o médico para estes exames.

A Casa de Saúde União dispõe de especialistas para encaminhar todos os procedimentos necessários à avaliação regular dos pacientes, no mínimo uma vez ao ano, com segurança e privacidade.

 

Dr. Marcelo aproveita para deixar um recado aos homens que ainda não cuidam da saúde como deveriam.

O paciente com câncer de próstata pode não apresentar sintomas inicialmente. Mas é importante que os homens fiquem atentos a: vontade de urinar com frequência à noite, jato de urina fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. Caso tenha alguns destes sintomas, consulte o urologista. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.