No Dia Nacional do Doador de Sangue, Casa de Saúde União convida mais pessoas a contribuírem com este ato solidário

Por Rádio Cidade

25/11/2021 às 15:44

No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela ação. As mensagens buscam sensibilizar mais pessoas para aumentar os estoques dos hospitais, que justamente neste mês de novembro costumam registrar baixa ainda maior.

A Casa de Saúde União desenvolve um trabalho de captação e doação de sangue para atender o Hemominas de Governador Valadares. A unidade é responsável por distribuir o sangue coletado para os hospitais da região, incluindo Caratinga.

O médico hematologista da Casa de Saúde, Thales Miranda, resume de forma geral quem pode doar.

 

Dr. Thales explica que o sangue é útil em emergências, cirurgias e para pessoas doentes.

Ele confirma que os estoques precisam ser reforçados, principalmente porque a pandemia reduziu muito o número e a frequência de doadores. Doação deve fazer parte da rotina.

O Departamento de Enfermagem da Casa de Saúde União é responsável por organizar o grupo de doares que vai ao Hemominas na última sexta-feira de cada mês. A coordenadora de enfermagem Luanne Salles esclarece que é oferecido café da manhã antes da viagem, o transporte é custeado pela Casa de Saúde e, após a doação e antes do retorno, é servido almoço.

 

 

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde e a recuperação é imediata após a doação. A regularidade é também muito importante, pois a necessidade de sangue é diária. Luanne lembra que doar sangue é um ato solidário.

O telefone da Casa de Saúde União para informações sobre doação de sangue é 3321-2222.