Desabamento que desabrigou dezenas de famílias no bairro Rodoviários, em Caratinga, completa um ano

Por Rádio Cidade

09/12/2021 às 08:31

Os moradores do prédio afetado pelo deslizamento de uma encosta no bairro Rodoviários, em Caratinga, relatam que continuam sem qualquer solução. Há exatamente um ano, as 45 famílias que viviam no Residencial Íris tiveram que deixar os apartamentos, quando um talude de cerca de 30 metros de altura cedeu em um terreno à frente, comprometendo edificações.

Desde a tragédia, representantes dos proprietários se reúnem com órgãos responsáveis buscando solução para arcar com os prejuízos. O síndico e proprietário de um dos apartamentos atingidos, Hugo Moraes, ressalta que várias providências são listadas no parecer do juiz que analisou o caso, mas até agora nenhuma foi cumprida.

 

Em julho deste ano a Defesa Civil chegou a desinterditar o prédio após análise geológica do terreno. Porém, no mesmo mês, o juiz Anderson Fábio Nogueira Alves desautorizou o retorno dos moradores do Residencial Íris, entendendo que as verificações sistemáticas da área eram incertas e não garantiam segurança dos moradores.

Hugo relata que também não foi feita nenhuma obra no local do deslizamento, que ainda apresenta movimentação de terra.

O morador Antônio Frederico lamenta a situação e diz não se sentir seguro em retornar para sua casa.