Secretaria de Saúde alerta para aumento de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe em Caratinga

Por Rádio Cidade

29/12/2021 às 16:08

A Secretaria de Saúde de Caratinga alerta que nos últimos dias tem registrado aumento exponencial de atendimentos de pacientes com sintomas de síndrome gripal nas Unidades Básicas de Saúde. Em sua grande maioria, os pacientes têm apresentado os seguintes sintomas: febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e fraqueza.

A fim de prevenir o surgimento de novos casos e também como medida de controle da pandemia da COVID-19, que ainda não acabou, recomendamos que a população continue mantendo os protocolos de distanciamento, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e fazendo o uso correto da máscara de proteção individual, sobretudo em locais fechados.

Com a proximidade do final do ano, é natural que as pessoas queiram confraternizar com amigos e colegas de trabalho e passem mais tempos juntas, o que gera sinal de alerta nos órgãos de saúde, pois pode propiciar o aumento do nível de transmissão das doenças respiratórias.

A secretaria de saúde reforça, também, a importância dos cuidados simples de prevenção individual que podem reduzir a transmissão de doenças infecciosas, tais como a etiqueta respiratória ou etiqueta da tosse (sempre que tossir ou espirrar, tampar o nariz e boca com um lenço de papel; descartar no lixo os lenços de papel usados; higienizar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar).

Atualmente no Brasil tem circulado dois vírus que têm potencial de causar surtos: a variante Ômicron e o vírus da Influenza H3N2. Até o momento nenhum caso foi confirmado laboratorialmente em Caratinga. Algumas amostrar já foram encaminhadas para a FUNED e o município segue aguardando os resultados.

Vale ressaltar que a vacina é a melhor forma de prevenção. Se você ainda não se vacinou contra COVID-19 e contra gripe, procure a Unidade de Saúde mais próxima.