Minas confirma casos de infecção conjunta de gripe e Covid. Estados pedem antecipação da campanha contra Influenza

Por Rádio Cidade

05/01/2022 às 17:41

A Secretaria de Saúde de Poço Fundo, no Sul de Minas, confirmou, nesta quarta-feira (5) dois casos de “flurona”, infecção conjunta de gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, em moradores do município. Ainda conforme a secretaria, um outro caso também foi detectado na cidade de Machado, da mesma região. Atualmente, Minas Gerais investiga outros seis casos suspeitos da doença.

Nessa terça-feira (4) o secretário de Sáude de Caratinga falou sobre o aumento expressivo do número de pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde. Ele destacou que várias cidades do país têm enfrentado surto de gripe da variante H3N2. Porém, até o momento, nenhum caso foi oficialmente confirmado. Amostras de pacientes foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias e ainda não foi emitido laudo.

O Governo de Minas já pediu ao Governo Federal que antecipe a campanha de vacinação contra a gripe neste ano. A solicitação, segundo a assistente técnica do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas, Magali Rodrigues, é para início da imunização em fevereiro.

A Unidade de Pronto Atendimento de Caratinga tem recebido, em média, quinhentas pessoas por dia com sintomas gripais fortes. Toda equipe que estava de férias foi chamada para trabalhar, segundo a diretora da unidade Vânia Franco.

A secretaria de Saúde orienta que as pessoas se dirijam à UPA em caso de falta de ar ou febre persistente. Também orienta que crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades fiquem atentos às medidas de prevenção contra a gripe, que são as mesmas praticadas contra a Covid. Estes grupos são considerados de maior risco para complicações causadas por síndromes respiratórias.